quinta-feira, 26 de abril de 2018

Corrupção de valores

Um pensamento me ocorreu nos últimos dias:
Seria correto dizer que corrupção também pode ser entendida como os excessos de privilégios pagos a políticos e a parte da elite dos servidores públicos usando o dinheiro de nossos impostos?
Notei então que poucas vezes refletimos sobre o que esta palavra, corrupção, significa de fato. Afinal, infelizmente esta é uma palavra à qual estamos bastante acostumados já que raro é o dia no qual não ficamos a par de um novo escândalo envolvendo políticos ou empresas.

Resolvi então pesquisar à respeito e descobri que "Corrupção" vem do termo latino corruptione, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento). Ou seja, corrupção significa em essência romper, destruir o coração, a essência de algo.


Sabendo da origem, ato contínuo fui buscar a definição atual. Encontrei as seguintes:
  1. deterioração, decomposição física de algo; putrefação.
  2. modificação, adulteração das características originais de algo.
  3. depravação de hábitos, costumes etc.; devassidão.
  4. ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, ger. com oferecimento de dinheiro; suborno.
  5. uso de meios ilegais para apropriar-se de informações privilegiadas, em benefício próprio.
Considerando tanto a origem da palavra quanto suas definições atuais, me parece bastante razoável concluir que a resposta à pergunta inicial é sim, ao menos no sentido de ser uma corrupção de valores ou corrupção moral! Afinal, a razão pela qual pagamos impostos certamente não é para pagar os privilégios de alguns mas sim poder receber de volta do governo, no mínimo uma educação, saúde e segurança de qualidade.

Mas não queria encerrar sem antes ajudar espalhar uma boa notícia.

O exemplo dos vereadores do NOVO eleitos em 2016 (Janaína Lima, Felipe Camozzato, Mateus Simões de Almeida e Leandro Lyra) nos mostram que há sim razões para termos esperanças, afinal: todos eles diminuíram drasticamente o número de assessores e cortaram suas verbas de gabinete economizando, juntos, mais de 4 milhões de reais em seu primeiro ano de mandato.

Portanto, não acredite no que dizem por aí que todo político e que todos os partidos políticos são iguais. O NOVO é um partido realmente novo e com pessoas novas.

Que tal acessar novo.org.br e conferir você mesmo? :-)

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário